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Suporte Técnico

Problemas com E-mail
Se você já estava com seu e-mail funcionando e parou de funcionar, siga estas dicas para tentar resolver.

Nota: tutorial para e-mails que já estavam funcionando. Se for a primeira configuração ou recém configurado, clique aqui.
Nota: este tutorial é focado em clientes da InWeb, algumas ferramentas citadas são exclusivas para clientes.

Se seu problema não for relacionado ao acesso, como e-mails que não chegam ou retornam erro ao enviar, veja a lista de problemas comuns no final desta página.


1. tente fechar o programa de e-mail e reiniciar o computador

Se tudo estava funcionando e parou sem motivo, o primeiro procedimento é tentar fechar o programa de e-mail (OutLook ou similar) e reabrir. Juntamente, desligue o computador e ligue-o novamente. Em algumas situações, programas podem apresentar falhas internas e precisam ser reiniciados. Algumas vezes os arquivos de dados internos podem apresentar algum lock junto ao anti-vírus.

2. outros computadores apresentam o mesmo problema?

Se você está em uma empresa com vários computadores ou possui outro computador/celular com o e-mail, verifique se os outros dispositivos estão conseguindo acesso. Assim você poderá isolar se o problema é apenas em seu dispositivo ou se é algo relacionado a rede, afetando vários dispositivos.

2a. o problema acontece apenas com seu computador

Confirmado que o problema é apenas em seu computador, cheque os seguintes itens:

  1. você consegue acessar sites pelo navegador? Exemplo: Google ou Yahoo?
  2. você consegue acessar seu próprio site, ou seja, o "www" de seu próprio domínio?
  3. cheque se sua conexão (Wifi ou via cabo de rede) está corretamente ativada
  4. a data e hora de seu computador estão corretas?
  5. se possuir anti-vírus, verifique se ele está ativo e, principalmente, atualizado
  6. em celular, tente desligar o Wifi e fazer o acesso via 2G/3G/4G (ou fazer tethering)

Com estas respostas:


2b. o problema acontece com mais de um computador/celular na mesma rede

Normalmente indica um problema de conectividade com a Internet, manutenção no servidor ou bloqueio em no IP da rede, por algum motivo, normalmente excessos de erros de senha.

  1. se outros computadores não conseguem acessar também, descarta-se problema específico em seu computador, não sendo problema de software ou configuração.
  2. verifique se consegue acessar outros sites, além do seu próprio. Caso não, o problema pode estar em sua Internet local (provedor de acesso). Tente desligar e religar seu modem e roteador de internet, e quaisquer outros equipamentos, como hubs ou apliadores de sinal Wifi. Aguarde 2 ou 3 minutos antes de religá-los, em ordem. Persistindo, entre em contato com seu provedor de acesso ou com seu técnico de informática de confiança (podemos indicar um se necessário, na região da Grande São Paulo).
  3. se consegue acessar outros exceto o seu, provavelmente o IP da rede está bloqueado por excesso de erros de senha (em qualquer computador da rede), ou o servidor está em manutenção. Veja mais informações abaixo.

3. verifique o status de seu IP ou manutenções

A InWeb possui um sistema de segurança que bloqueia IPs em caso de excesso de erros de senha. Quando um IP é bloqueado, todos os computadores sob o mesmo IP deixam de acessar os serviços do servidor, que normalmente são o site e os e-mails. Se você consegue acessar tudo exceto os serviços relacionados a seu domínio, talvez seja isso.

  1. verifique se, antes do problema, algum dispositivo estava sendo configurado pela primeira vez ou dando erro. Caso sim, erros de senha podem ter gerado bloqueio temporário ao IP, que pode variar de 5 minutos à 7 dias dependendo da quantidade de erros.
  2. faça uma busca de seu IP em nossa página de Status. Seu IP atual é: 54.152.77.92
  3. verifique se há alguma manutenção programada ou incidente em andamento, em Status, Home ou no Twitter @inwebinternet.

4. outras possibilidades

Se seu IP não consta como bloqueado na página Status e não há manutenção ou incidente em andamento nos servidores onde estão seus serviços, bem como já tentou reiniciar equipamentos locais e confirmar que as configurações do e-mail estão corretas, abaixo outras possibilidades:

  1. Caixa cheia: neste caso não há erro, mas você não recebe e-mails. Se sua caixa estiver cheia, seus e-mails ficam presos em uma "fila paralela" por alguns dias até que haja espaço para eles entrarem. Será necessário aumentar sua caixa ou, preferencialmente, revisar as configurações de sua conta segundo as instruções de configuração, especialmente em caixas POP3.
  2. Erros de DNS: as vezes o problema é no DNS, que transforma um domínio em um IP a fim de saber "onde" o domínio está. Problemas de DNS podem ser na rede local (normalmente no modem ou roteador) ou no provedor de acesso. Assim, o problema seria apenas o DNS usado em sua rede não estar encontrando seu domínio. Para resolver isto, é necessário um técnico de informática que fará testes no DNS local ou alterá-los para usar algum outro DNS aberto, como o Google DNS ou o OpenDNS.
  3. Problemas de roteamento: a Internet é formada por diversas "rotas", interligando diversos equipamentos onde os dados são trafegados. Eventualmente algum dos equipamentos pode sair do ar ou ficar muito lento, fazendo com que um servidor fique inacessível (unreachable), embora esteja no ar. Isto afeta somente uma pequena parte da Internet, todas as pessoas que, porventura, usariam aquele equipamento para se comunicar com o servidor. Problemas de roteamento são do lado da origem (provedor de acesso), e normalmente são auto-resolvidos entre 2 e 24 horas. Neste caso, infelizmente, é necessário aguardar ou usar outro provedor de acesso. A melhor maneira de testar é usar outro provedor (ex: se usa Net Virtua, tente acessar via Vivo).
  4. Conexão lenta: se a conexão cai ou fica muito lenta até cair ou parar de responder, também indica problema de roteamento.

5. entre em contato

Se este tutorial não conseguiu resolver o problema, entre em contato conosco via e-mail ou telefone (horário comercial) e poderemos ajudar a verificar onde está o problema. Nota: fora de horário comercial, não existindo aviso de incidentes em nosso site, Twitter ou página de Status, o atendimento não é considerado emergencial, e você deverá entrar em contato com um técnico de informática de sua confiança ou seu provedor de acesso a Internet.


Lista de erros/problemas comuns

  1. Mensagem que o servidor não pôde ser encontrado: normalmente indica erro de DNS, problemas de conectividade ou erro de configuração.
  2. Aparece pedindo senha repetidamente: a senha informada está incorreta, ou está sendo digitada diferente (maiúsculas e minúsculas fazem diferença), foi alterada por alguém ou bloqueada (se detectado extravio ou operações ilegais), ou o IP está bloqueado (sem conexão).
  3. Erro de certificado: ocasionalmente podem aparecer mensagens de certificado inválido. Adicione ou autorize o certificado. Mais informações, veja os tutoriais de configuração inicial de contas. Note que, em períodos entre 80 dias ou 1 ano é normal que o certificado seja atualizado, e alguns anti-vírus ou programas apenas avisam sobre isso, não sendo considerado erro.
  4. Conexão com o servidor interrompida: quando a conexão entre o dispositivo e o servidor está muito lenta, o servidor pode desconectar após algum tempo de inatividade (timeout). Normalmente isto indica problemas de roteamento.
  5. Mensagem de erro desconhecido no OutLook: problema na instalação do aplicativo, corrompimento de arquivos do sistema, disco cheio ou disco com problemas. Se for recorrente, chame um técnico urgentemente e tire backups do computador, pois se for problema de disco, o computador pode parar a qualquer momento.
  6. E-mail enviado à você não chega: a mensagem pode estar presa no servidor de origem, por algum motivo técnico. Outra possibilidade é caixa cheia, especialmente se a conta for POP3, e neste caso a mensagem está presa em uma "fila paralela" aguardando liberar espaço. Neste caso, revise as configurações de sua conta conforme as instruções de configuração. Após alguns dias, ou em alguns outros casos, o e-mail pode retornar erro ao remetente.
  7. E-mail enviado retorna erro: "domain name not found" indica que o domínio destino não existe (e-mail inexistente por domínio inexistente). "user unknown" ou "unknown recipient" indica e-mail inexistente, verifique com o destinatário o e-mail certo. "mailbox full" ou "user over quota" ou "quota exceeded" indica caixa cheia do destinatário. "message rejected" ou "content filter" indica que sua mensagem foi recusada pelo destinatário por algum motivo (anti-spam ou bloqueio manual).
  8. E-mail enviado não chega: normalmente indica caixa cheia do destinatário, servidor destino indisponível (fora do ar), lentidão de rede ou greylist (método que atrasa o envio de mensagens a fim de diminuir spam). Mensagens enviadas ficam em uma "fila" que tenta reenviar a mensagem a cada 10 minutos durante um período de até 48 horas.
  9. Todos os e-mails enviados retornam erro: normalmente indica que o limite de mensagens por hora foi alcançado. Hospedagens básicas e pró possuem limites por hora por domínio (todos os usuários). Verifique se alguém no mesmo domínio pode ter enviado algum tipo de mensagem em massa, e aguarde uma hora ou entre em contato conosco.
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