(11) 2978-3368
2ª a 6ª das 9h às 18h

Técnico

O que é VPN?
A cibersegurança é um conceito que todos os empreendedores precisam levar a sério. A ameaça de ataques cibernéticos é muito real. Mas pode ser muito difícil ter as informações confidenciais de sua empresa comprometidas se você dedicar um tempo para implementar medidas preventivas para se defender contra ataques cibernéticos.

Todos sabemos que devemos manter nossos programas antivírus e outros softwares de computador atualizados. Mas os empreendedores também precisam proteger suas conexões de rede. A maneira mais fácil de fazer isso é por meio de uma rede privada virtual (VPN). Então, como uma VPN pode proteger sua empresa?

Em sua essência, o serviço VPN é um ponto de conexão secundário entre seu computador e a Internet. Em vez de o tráfego de rede ser roteado do seu dispositivo para todos os sites que você navega, seu computador se conecta ao servidor VPN e essa VPN se conecta a cada site. Em vez de ver seus endereços IP locais e localização, esses sites veem apenas o IP do servidor VPN. Veja como exemplo: você está atualmente em um computador ou dispositivo móvel. Seu dispositivo está conectado à Internet por meio de seu provedor de serviços de Internet (ISP). Se você visitar nosso site, seu ISP verá a conexão sendo feita ao site, e a InWeb verá o endereço IP do seu ISP que pode ser rastreado até você.

Como funciona? 

Com uma VPN, somente veríamos apenas o endereço IP do seu servidor VPN e seu ISP veria apenas a conexão com a VPN. O fato de você ter visitado esta página seria obscurecido pelo seu ISP e a conexão entre você e a VPN é geralmente criptografada, portanto, todos os dados trocados estariam seguros.

Essencialmente, uma VPN é uma máscara sobre sua identidade e atividade online, permitindo que você navegue com privacidade. Mas como funciona uma VPN para proprietários de empresas? Muitas vezes, as VPNs são consideradas uma ferramenta para os indivíduos usarem para ocultar sua navegação online. Mas, a criptografia usada na VPN também oferece uma vantagem significativa para os proprietários de empresas. Um empreendedor tem muito mais a perder do que o indivíduo normal. Uma pessoa comum pode ter informações de conta bancária em seu computador que precisam manter seguras. Mas alguém que possui uma empresa tem informações de clientes, informações de funcionários e uma grande quantidade de outros dados confidenciais que arruinariam vidas se fossem comprometidos. Pode ser fatal para uma empresa se ela tiver suas informações adulteradas. No mínimo, pode custar milhares (se não milhões) em perda de produtividade enquanto você precisa resolver tudo.

Mas as VPNs não são úteis apenas em seu escritório principal. As redes Wi-Fi públicas são uma das maneiras menos seguras de você acessar informações pessoais. Estes incluem aqueles que você encontrará em restaurantes, aeroportos, cafés e hotéis. Muitas vezes, os negócios exigem viagens e você nem sempre poderá se comunicar com clientes ou outros profissionais de seu escritório principal. Ao utilizar uma VPN, você poderá garantir que sua conexão seja criptografada, mesmo quando não tiver certeza da segurança de uma rede não confiável.

Desvantagens das VPNs

Embora aumente a segurança na maioria dos casos para escritórios e intranets, existem VPNs gratuitas e de baixa segurança que podem, em alguns casos, comprometer dados dos usuários. Porque não sabemos se todos os "nós" da rede são seguros e se tem alguém "obtendo dados" entre as conexões. No caso de e-mails públicos, o uso de VPNs torna difícil garantir que o usuário acessando é realmente ele ou se a conta teve a senha extraviada por vírus. Por isso, é necessário avaliar cada caso. Algumas empresas, como a InWeb, desencorajam o uso de VPNs para e-mails, sendo o ideal que você se conecte direto a nossos servidores. Para empresas que precisam de uma solução segura, o uso de Servidores Gerenciados é uma alternativa melhor, uma vez que é possível limitar o uso dos e-mails para um ou mais IPs fixos, e esses IPs podem ser contratados com as operadoras de banda larga por baixos custos. 


Mais textos


Entendendo os sistemas RBL
O que é um proxy?
O que é blockchain?
Como ter uma senha realmente segura?
O que é VPN?

Todos os textos sobre técnico
Todos os textos
Telefone
CONTATO POR TELEFONE
2ª a 6ª das 9h às 18h
(11) 2978-3368
(21) 3005-3718
Whatspp
CONTATO POR WHATSAPP
2ª a 6ª das 8h às 20h
(11) 2978-3368
2003-2024 - InWeb® Internet & Consultoria Ltda - CNPJ 07.339.647/0001-91
O nome INWEB, bem como seu logotipo, são marcas registradas no INPI, válidos em todo o Brasil
Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp