(11) 2978-3368
2ª a 6ª das 9h às 18h

Técnico

Como ter uma senha realmente segura?
Escolher uma senha forte é fundamental para proteger sua conta. Senhas fortes e seguras também podem ser difíceis de decorar, e é por isso que muitos de nós podem cair no mau hábito de compartilhar uma ou duas senhas em muitas contas diferentes. Essa prática, embora útil para lembrar nossas senhas, nos torna mais suscetíveis a ataques em nossas contas.

Noções básicas de senha forte

1. Certifique-se de que a senha tenha pelo menos 10 caracteres. A regra geral é usar um mínimo de 8 caracteres, mas 10 ou mais é mais seguro, especialmente com a alta disponibilidade de poder de computação barato para força bruta de senhas mais curtas.

2. Não use palavras comuns do dicionário. Isso pode ser difícil de evitar, pois a tentação é usar palavras comuns do dicionário como parte de nossas senhas. Sim, é verdade, uma das senhas mais comuns em uso é "Senha". E, não, isso não é uma boa prática, pelo contrário.

3. Use uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais. Torne sua senha pelo menos 10000 vezes mais forte usando uma combinação de letras maiúsculas, números e caracteres especiais em comparação com uma senha composta apenas por letras minúsculas. Um truque que não é sugerido é substituir caracteres por números comuns e substituições de caracteres especiais nas palavras do dicionário. Também fique longe de usar padrões sequenciais como: "123", "abc", ou mesmo padrões de teclado sequenciais comuns como "asdf" ou "qwerty".

4. Não use informações de identificação pessoal. Aqueles que tentam invadir sua conta podem ter informações sobre você, como data de nascimento, endereço, número de telefone etc. Eles usarão essas informações para ajudá-los a adivinhar sua senha, por isso é melhor deixar esse tipo de informação fora de suas senhas.

5. Use uma senha exclusiva para cada conta. Ter a senha mais forte do planeta, mas usá-la em várias contas, não adianta se uma dessas contas estiver comprometida. Por exemplo, o Yahoo descobriu uma grande violação que comprometeu cerca de um bilhão de contas de seus usuários. Se sua senha do Yahoo for forte, mas usada em outras contas, os invasores poderão usar sua senha do Yahoo para fazer login nessas outras contas. É altamente recomendável usar uma senha totalmente exclusiva para cada serviço.

Exemplos de senhas fracas: números de telefones, com ou sem DDD, datas de aniversário, uso de palavras existentes em dicionário, mesmo que trocando letras como A por @, O pr 0, pois os hackers já sabem que muitos fazem isso. 

Dicas e exemplos de senhas fortes: não tenha medo, criar senhas fortes e seguras não é impossível. Combinado com os princípios básicos de senha forte descritos neste texto, aqui estão algumas dicas e exemplos para criar senhas que ajudarão a manter sua conta segura:

1. Use uma frase e misture-a com siglas, apelidos e atalhos.  O uso de acrônimos e atalhos pode fornecer senhas seguras e fáceis de lembrar.
2. Divirta-se, incorpore frases como "eu gosto de mickey mouse", "minha avô gosta de chocolate" ou "eu odeio sertanejo" (ex: Eu!Odeio@Sertanejo#2004).
3. Use um padrão (menos comum) em seu teclado. As frases podem ser divertidas e memoráveis, mas algumas pessoas preferem uma maneira mais visual de lembrar sua senha. Nesse caso, escolher um padrão no teclado pode ser útil.
4. Use uma senha forte e personalize para a conta específica.  Essa técnica é particularmente útil quando você tem uma senha forte e gostaria de usá-la em várias contas em qualquer serviço da Web que você usa. Como sabemos que não devemos usar a mesma senha em várias contas (não importa o quão forte seja essa senha), podemos personalizar a senha por conta.

Segurança de próximo nível


Às vezes, senhas fortes que você pode lembrar não são suficientes. Insira a autenticação de dois fatores, que exige que você tenha acesso ao seu telefone (ou outro dispositivo como um token, etc.), além do seu nome de usuário e senha. Muitos sites e serviços oferecem suporte à autenticação de dois fatores como uma camada adicional de segurança. Procure a opção ao configurar sua conta ou posteriormente nas configurações da conta onde a senha é atualizada. Fazer login em um site usando autenticação de dois fatores exige que você insira seu nome de usuário e senha e, em seguida, um código que você encontrará em seu telefone (por meio de um aplicativo ou mensagem SMS) ou outro dispositivo, como um token. Com essas diretrizes em vigor, agora você está pronto para criar e manter senhas fortes para todas as suas contas.




Mais textos


Como ter uma senha realmente segura?
O que é VPN?
Tipos de protocolos de e-mail existentes
Qual a diferença entre IPv4 e IPv6?

Todos os textos sobre técnico
Todos os textos
Telefone
CONTATO POR TELEFONE
2ª a 6ª das 9h às 18h
(11) 2978-3368
(21) 3005-3718
Whatspp
CONTATO POR WHATSAPP
2ª a 6ª das 8h às 20h
(11) 2978-3368
2003-2022 - InWeb® Internet & Consultoria Ltda - CNPJ 07.339.647/0001-91
O nome INWEB, bem como seu logotipo, são marcas registradas no INPI, válidos em todo o Brasil
Fale conosco pelo WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp