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Blog: ser grande não significa ser bomComo comentei em um post antigo, temos um cliente que, após ter um problema em seu site, abriu um chamado em sua antiga empresa de hospedagem e eles responderam que iriam resolver o problema em até 72 horas, ou seja, 3 dias úteis. Imagine o site da sua empresa ficar 3 dias inteiros fora do ar esperando pela resolução do problema. E, neste cliente em específico, demorou mais de 3 dias e a resposta foi algo como "analisamos e é um problema em seu site, não em nossa hospedagem, por isso não podemos fazer nada".
Recentemente tivemos o contato de um outro cliente nosso, tentando ajudar um conhecido que está hospedado na mesma empresa do caso acima, que chamamos de "L", mas que todo mundo sabe qual é. O site, criado antes de 2022 em Wordpress, funcionou normalmente por anos. Agora, em 2025, ele simplesmente saiu do ar. Ao solicitar nossa ajuda, acessamos o painel da empresa "L" e verificamos que o banco de dados estava inacessível. Alguma mudança interna feita por eles, ou algo que parou de funcionar, simplesmente fez com que o site não conseguisse mais conectar-se ao próprio banco de dados da hospedagem, dando erro no site. E mais, o erro também era visível dentro do próprio painel da hospedagem.
O cliente abriu um chamado de suporte técnico. Após uma resposta de "estamos analisando", dias depois, o mais incrível aconteceu: não só não resolveram o problema no banco de dados mas como criaram um novo, totalmente zerado, e pediram ao cliente para "continuar a instalação do Wordpress". Mas como? O site já existia, e o que o cliente queria era simplesmente que o banco de dados antigo, que tinham os textos do site, voltasse a funcionar. Essa "solução" foi considerada, por mais absurda que pareça, satisfatória pelo suporte técnico e solicitaram ao cliente que confirmasse e fechasse o ticket. Conclusão: o cliente permaneceu sem seu site no ar.
Essa é mais uma história que vemos comumente no dia-a-dia, em contatos de clientes ou novos clientes (normalmente em desespero). Não só com a empresa "L", mas também com a "K", "H", "T" e "U", embora certamente a "L", que é a maior e mais conhecida, tem o pior suporte técnico e, de longe, uma das piores estruturas de servidores, rodando até mesmo versões do Linux e PHP que foram extintas (depreciadas, sem atualizações) há mais de 10 anos... uma enorme falha de segurança.
Infelizmente, o que vemos atualmente, é uma qualidade muito baixa nas grandes empresas de hospedagem do Brasil, especialmente no suporte técnico. Tudo funciona até quando dá problema, e aí, a não ser que seja algo muito simples deles resolverem, você ficará por sua conta. O mais grave é que a grande maioria das empresas terceirizaram a criação do site e, muitas vezes, nem mais possuem contato com o desenvolvedor, sendo a única saída começar literalmente tudo do zero.
Por fim, o título já diz tudo: "ser grande não significa ser bom". A InWeb, que na prática é ainda uma pequena empresa de criação e hospedagem de sites, não tem intenção de ser grande se for ao custo de ter um atendimento e suporte ao cliente ruins. Para crescer é necessário manter a qualidade sempre, se não é melhor permanecer pequeno e com um bom atendimento. Nosso cliente satisfeito tem que ser o primeiro objetivo e o crescimento virá do trabalho sério e constante. E o segundo é fornecer uma estrutura técnica descente, atualizada e segura, garantindo que esse tipo de problema "interno" não ocorra ou, se ocorrer (às vezes por um problema de compatibilidade com versões mais novas ou eventualmente algum acesso indevido), seja rapidamente resolvido.
Texto por:
Rogério Vitiello, do setor comercial e técnico da InWeb Internet
Recentemente tivemos o contato de um outro cliente nosso, tentando ajudar um conhecido que está hospedado na mesma empresa do caso acima, que chamamos de "L", mas que todo mundo sabe qual é. O site, criado antes de 2022 em Wordpress, funcionou normalmente por anos. Agora, em 2025, ele simplesmente saiu do ar. Ao solicitar nossa ajuda, acessamos o painel da empresa "L" e verificamos que o banco de dados estava inacessível. Alguma mudança interna feita por eles, ou algo que parou de funcionar, simplesmente fez com que o site não conseguisse mais conectar-se ao próprio banco de dados da hospedagem, dando erro no site. E mais, o erro também era visível dentro do próprio painel da hospedagem.
O cliente abriu um chamado de suporte técnico. Após uma resposta de "estamos analisando", dias depois, o mais incrível aconteceu: não só não resolveram o problema no banco de dados mas como criaram um novo, totalmente zerado, e pediram ao cliente para "continuar a instalação do Wordpress". Mas como? O site já existia, e o que o cliente queria era simplesmente que o banco de dados antigo, que tinham os textos do site, voltasse a funcionar. Essa "solução" foi considerada, por mais absurda que pareça, satisfatória pelo suporte técnico e solicitaram ao cliente que confirmasse e fechasse o ticket. Conclusão: o cliente permaneceu sem seu site no ar.
Essa é mais uma história que vemos comumente no dia-a-dia, em contatos de clientes ou novos clientes (normalmente em desespero). Não só com a empresa "L", mas também com a "K", "H", "T" e "U", embora certamente a "L", que é a maior e mais conhecida, tem o pior suporte técnico e, de longe, uma das piores estruturas de servidores, rodando até mesmo versões do Linux e PHP que foram extintas (depreciadas, sem atualizações) há mais de 10 anos... uma enorme falha de segurança.
Infelizmente, o que vemos atualmente, é uma qualidade muito baixa nas grandes empresas de hospedagem do Brasil, especialmente no suporte técnico. Tudo funciona até quando dá problema, e aí, a não ser que seja algo muito simples deles resolverem, você ficará por sua conta. O mais grave é que a grande maioria das empresas terceirizaram a criação do site e, muitas vezes, nem mais possuem contato com o desenvolvedor, sendo a única saída começar literalmente tudo do zero.
Por fim, o título já diz tudo: "ser grande não significa ser bom". A InWeb, que na prática é ainda uma pequena empresa de criação e hospedagem de sites, não tem intenção de ser grande se for ao custo de ter um atendimento e suporte ao cliente ruins. Para crescer é necessário manter a qualidade sempre, se não é melhor permanecer pequeno e com um bom atendimento. Nosso cliente satisfeito tem que ser o primeiro objetivo e o crescimento virá do trabalho sério e constante. E o segundo é fornecer uma estrutura técnica descente, atualizada e segura, garantindo que esse tipo de problema "interno" não ocorra ou, se ocorrer (às vezes por um problema de compatibilidade com versões mais novas ou eventualmente algum acesso indevido), seja rapidamente resolvido.
Texto por:
Rogério Vitiello, do setor comercial e técnico da InWeb Internet

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